Como escolher sua porta ideal

Como escolher sua porta ideal

Na hora de reformar ou construir você acaba descobrindo que cada detalhe faz diferença e que existem muitas opções de estilos, modelos, cores, especificações técnicas, formas de instalação e muitas outras características que podem confundir qualquer pessoa.

Na hora de escolher as portas não é diferente. Modelos, tamanhos, cores, tipos, fechaduras, batentes, vistas e inúmeros outros detalhes transformam uma peça fundamental e que, aparentemente parece simples, em uma decisão muito complicada.

Mas vamos ajudá-lo.

Há muito tempo as portas deixaram de ser apenas um detalhe e passaram a compor ambientes como peça fundamental de decoração.

Tipos de portas

Hoje no mercado existem inúmeros tipos de portas. Vidro e madeira são as mais comuns. As mais procuradas são para portas de madeira, que podem ser compradas individualmente ou em kits completos que já incluem batentes e vistas.

As portas em madeira também apresentam vários padrões de qualidade, sendo vendidas cruas, onde a pintura é feita em obra, podem ser revestidas e podem ser laqueadas.

As portas cruas podem ser ocas ou maciças, as portas ocas, indicadas para ambientes internos, são mais em conta, mas podem gerar transtornos caros. Como problemas de acústica e na durabilidade. As portas maciças, muito utilizadas na parte externa, são mais duráveis e dependendo da madeira transformam o ambiente.

As portas revestidas, são portas recobertas com revestimento decorativo, que imita a madeira. Mais duráveis que as portas comuns, devem receber atenção especial na hora da compra. Uma porta revestida de má procedência pode gerar problemas de infiltração de umidade e até de descolagem da capa de revestimento.

 

Porta laqueada com aplicação de espelhos.

As portas laqueadas oferecem um padrão de qualidade para gostos mais exigentes e tem sido a menina dos olhos nos projetos arquitetônicos mais cobiçados. Com revestimento interno de um material chamado Bondoor, resistente à umidade e com isolamento térmico e acústico, a porta laqueada (chama-se assim pelo tipo de pintura recebida: a laca), mantém o padrão de pintura, por ser feita de forma profissional em cabines de pintura as portas possuem maior padrão e minimizam as falhas, apresentam maior durabilidade e possuem uma estética mais fina e elegante. O destaque fica no custo benefício.

A escolha do seu tipo de porta ideal, depende muito da orientação do seu arquiteto ou do objetivo de sua obra. O que fica comprovado é que a porta não pode ser considerada um mero detalhe em sua obra, ela faz parte de todo o contexto, deve ser pensada e avaliada com cuidado para compor o ambiente desejado, seja ele moderno, clássico ou contemporâneo.

Existem inúmeros de modelos diferentes no mercado e ainda, modelos exclusivos que poderão ser desenvolvidos especialmente para sua obra.

 

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.